Saiba como se proteger do câncer de mama

11/12/2010 00:45 - Saúde
Por Redação

Para diminuir a incidência de câncer de mama no Brasil, país onde a doença mata 11 mil mulheres por ano, o Inca (Instituto Nacional do Câncer) elaborou sete recomendações baseadas em estudos científicos.

O objetivo é fazer com que as mulheres e a sociedade fiquem atentos para a detecção precoce do câncer de mama. Confira abaixo as recomendações:

1ª – Toda mulher deve ter amplo acesso à informação com base científica e de fácil compreensão sobre o câncer de mama.

2ª – Toda mulher deve ficar alerta para os primeiros sinais e sintomas do câncer de mama e procurar avaliação médica.

3ª – Toda mulher com nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas deve ter direito a receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias.

4ª – Toda mulher de 50 a 69 anos deve fazer mamografia a cada dois anos.

5ª- Todo serviço de mamografia deve participar de programas de qualidade. A qualificação, quando obtida, deve ser exibida em local visível às usuárias.

6ª- Toda mulher deve saber que o controle de peso corporal e da ingestão de álcool, além da amamentação e da prática de atividades físicas, são formas de prevenir o câncer de mama.

7ª – A terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, deve ser feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco de câncer de mama.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..