Nobel da Paz diz não ter inimigos nem sentir ódio

10/12/2010 20:30 - Brasil/Mundo
Por Redação

O ativista e Prêmio Nobel da Paz Liu Xiaobo, preso na China por crimes de "subversão", afirmou não ter inimigos nem sentir ódio do governo chinês.

Em discurso lido pela atriz norueguesa Liv Ullmann durante e cerimônia do Prêmio Nobel da Paz 2010, em Oslo, Liu afirma que progresso político na China "não vai parar" e que um dia haverá "uma China livre".

O discurso foi o mesmo pronunciado por Liu no dia 23 de dezembro de 2009, durante o julgamento em que foi condenado a 11 anos de prisão por incitar a subversão.

A cadeira destinada a Liu na premiação, que começou às 13h locais (10h de Brasília), permaneceu vazia diante da recusa das autoridades chinesas de permitir ao ativista ou a algum parente que viajassem a Oslo para receber o prêmio.

Comitê pede libertação de chinês

Em seu discurso de abertura, o presidente do Comitê Nobel, Thorbjoern Jagland, pediu à China que liberte Liu, que cumpre pena de 11 anos de prisão.

- Liu só exerceu seus direitos cívicos. Ele não fez nada de ruim. Ele deve ser libertado.

Jagland enfatizou que a Constituição chinesa garante oficialmente a liberdade de expressão e o direito de criticar o aparelho de Estado.

O Nobel da Paz foi colocado simbolicamente em uma cadeira vazia.

Obama também pede liberdade do Liu

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ganhador do Nobel da Paz em 2009, afirmou em comunicado nesta sexta-feira que Liu representa valores universais e pediu à China que o liberte o quanto antes.

Confira também

* Comitê homenageia Nobel da Paz preso


* Crie seu e-mail @r7 e veja A Fazenda


* Quer ler mais notícias? Clique aqui

- O senhor Liu Xiaobo merece muito mais esse prêmio do que eu.

O presidente dos EUA acrescentou que Liu "nos recorda que a dignidade humana também depende do avanço da democracia, da sociedade aberta e do império da lei".

- Os valores que [Liu] defende são universais, sua luta é pacífica e ele deveria ser libertado o quanto antes possível. Hoje também é o Dia Internacional dos Direitos Humanos, e deveríamos redobrar nossos esforços para promover os valores universais para todos os seres humanos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..