Mulher do interior de SP é contaminada por nova doença transmitida pelo mosquito da dengue

10/12/2010 23:25 - Brasil/Mundo
Por Redação

Uma mulher de 25 anos, moradora de Tanabi, no noroeste paulista, é uma das três vítimas brasileiras contaminadas pelo novo vírus chikungunya, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Ela foi picada na Índia, de onde voltou recentemente com os sintomas da doença, que são febre e fortes dores nas articulações.

No último dia 29 de novembro, a mulher, cuja identidade e profissão são desconhecidas, foi examinada em São Paulo antes de voltar para Tanabi. Realizado em uma unidade de saúde, o exame deu positivo. Foi diagnosticado o novo vírus, que surgiu na Tanzânia em 1952 e se prolifera na África e no Sudeste Asiático. A mulher voltou para a cidade no dia 30.

Com a comprovação da contaminação, a Secretaria de Saúde de Tanabi tomou providências implementando o que chamou de bloqueio epidemiológico, antes da volta da moradora. Foi pulverizada uma área de nove quadras no bairro onde ela mora com a família.

Além da mulher do interior paulista, há outras duas pessoas infectadas. Uma mora em São Paulo e a outra no Rio de Janeiro. Os três viajaram recentemente para o Exterior. Foram picados na Índia e na Indonésia.

No idioma suaili, falado em países do leste africano, como a Tanzânia, o nome chikungunya significa "aqueles que

 

O vírus ainda não circula no Brasil e o Ministério da Saúde tranquiliza a população, informando que ele não é letal. O Ministério informa também que, nas próximas semanas, um guia com orientação sobre a doença será distribuído nas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o País.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..