A possibilidade de União dos Palmares ganhar uma unidade de envasamento de água de coco da Pepsico do Brasil está cada vez mais próxima. O prefeito Areski Freitas (PTB) se reuniu no Centro Administrativo Dr. Antonio Gomes de Barros com representantes da empresa e de outros setores produtivos do Estado para debater a implantação da unidade no município.
O encontro teve também a presença do secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas; do empresário Guilherme Lyra (Grupo JL); dos presidentes do Grupo Pindorama, Klécio Santos; e da Associação dos Produtores de Coco de Alagoas, Eurico Uchôa; do representante da Pepsico, Eduardo Pife e ainda representantes da Embrapa, Sebrae, Caixa e do empresário Rodrigo Daniel de Almeida (Todinho e Quaker), principal articulador do projeto de implantação da unidade da Pepsico em União dos Palmares.
“A nossa empresa é uma das maiores no mundo, temos distribuidores em diversos Países da Europa e América e a água de coco é a água do futuro. É o único líquido que sacia a sede naturalmente, além da água”, afirmou o representante da Pepsico no Brasil, Eduardo Pife. A reunião serviu para que fossem retiradas dúvidas a respeito do investimento e para os agricultores sobre financiamento, mecanismos, tecnologias, apoio e incentivo das empresas, governo e município, com vistas à produção da matéria prima.
Um dos problemas apontados pelos agricultores está relacionado às estradas vicinais, que em sua maioria dificultam o escoamento dos produtos por conta das condições de tráfego.
Rumo ao desenvolvimento
“Fico satisfeito por União dos Palmares está entrando no rumo do desenvolvimento com mais uma indústria que servirá para a geração de emprego e renda para os palmarinos”, disse em seu discurso o prefeito Areski Freitas. Ele destacou ainda que a implantação da unidade trará mais recursos para o município por meio do ISS, que poderão ser utilizados na compra de equipamentos como Patrol, esteiras, retroescavadeira, caminhões para a Secretaria de Obras, que hoje não dispõe deste tipo de maquinário.
“Assim também poderemos resolver os problemas nas estradas que servem para transportar os produtos dos agricultores”, acrescentou o prefeito. O prefeito Areski Freitas falou ainda sobre outras obras que estão em andamento no município, como a construção de cinco mil casas para abrigar aquelas famílias que foram atingidas pelas chuvas de junho e o calçamento e saneamento dos bairros Roberto Correia de Araujo e Mutirão.O secretário municipal de Indústria e Comércio, José Wanderley Neto, que foi o principal articulador ao lado do empresário Daniel Almeida do projeto para instalação da unidade de envasamento da Pepsico em União dos Palmares, revelou todo seu contentamento com a iniciativa. “É bom ver que o município investe em seu futuro com a plantação de coco, o que trará mais empregos e desenvolvimento para toda a região”, disse José Wanderley.
Do encontro participaram ainda o secretário municipal de Agricultura, Cícero Costa, os vereadores Fabian Holanda e Bruno Praxedes, e associados de assentamentos da região dos Quilombos, que serão os principais beneficiados com a implantação da unidade de envasamento da Pepsico. A empresa fará a compra da água de coco direto dos produtores, fará sua captação, armazenamento, engarrafamento e venderá para todo o mundo.