A Secretaria Estadual de Educação e Esporte e o Instituto Brasileiro de Municipalismo, Cidadania e Gestão – Instituto Cidadão – realizam nos dias 9 e 10 (quinta e sexta feira) na cidade de Atalaia o último módulo do projeto Jornada da Cidadania com uma programação especial voltada para as questões de Cidadania, Segurança nas Escolas, Combate às Drogas, Defesa e Preservação do Meio Ambiente e Noções de Defesa Civil nas localidades de risco.
O projeto Jornada da Cidadania percorreu todos os municípios atingidos pelas enchentes ocorridas em Alagoas e foi dirigido às comunidades escolares representadas por diretores, professores, pedagogos, integrantes de Conselhos Comunitários; Conselhos Escolares e Conselhos Tutelares, além de grande número de estudantes da rede pública de ensino.
O projeto trabalhou diretamente com as comunidades com os objetivos diretos de levar a cada município, em especial os mais carentes, ensinamentos, orientações, palestras exibição de filmes educativos, demonstrações práticas, vivências e outras formas de abordagens dirigidas à segurança familiar, escolar e comunitária, a prevenção de acidentes e a preservação do meio ambiente.
Os módulos do projeto foram realizados a cada mês com 4 (quatro) dias de atividades, durante os quais instrutores, consultores e técnicos do Instituto Cidadão e da Secretaria Estadual de Educação, bem como parceiros institucionais públicos e privados estiveram cumprindo uma jornada de palestras, aulas praticas, vivências pedagógicas, representação teatral, exibição de filmes e documentários de educação e orientação as comunidades de escolas públicas e à sociedade local.
A programação dos módulos contou com unidades programáticas especificas abordando temas sobre:Noções de Defesa Civil, Segurança nas Escolas,Segurança Familiar, Combate às Drogas, Prevenção de Acidentes, Segurança Comunitária, Fomento ao Civismo e a Cidadania, Comportamento de Risco, Educação Ambiental, Preservação do Meio Ambiente.
No encerramento que acontecerá em Atalaia estarão presentes representantes da Secretaria de Educação e do Esporte, além de diretores e integrantes do quadro de instrutores e facilitadores do Instituto Cidadão.
Programa está garantidfo para o ano de 2011
Pela receptividade alcançada em sua programação e diante da solicitação das demais Coordenadorias de Educação no próximo ano o projeto Jornada da Cidadania deverá se estender às demais regiões do Estado levando ao público das comunidades escolares a mesma programação constando de unidades programáticas de grande interesse.
O secretário do Gabinete Civil, Alvaro Machado, destacou a importância da continuidade do projeto Jornada da Cidadania “ que teve um alcance extraordinário e oportunizou aos municipios que o nreceberam a feliz oportunidade de contar com palestras de especialistas enfocando o combate sistemático às drogas, o exercício da cidadania e os ensinamentos necessários para a implantação da Defesa Civil Comunitária”.
Já o secretário de Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, ressalta que “É dever do Estado e deve ser princípio fundamental para cada um de nós, o combate às drogas, o apoio a gestões que discutam a ética, a segurança comunitária, a garantia dos Direiros da Criança e do Adolescente, a Defesa Ciuvil e a Cidadania. O governo de Alagoas, atrav´pes da Secretaria de Educação e do Esporte, cumpre vo seu papel de guardião desses princípios ao manter e incentivar o projeto Jornada da Cidadania.
