O Cadaminuto recebeu uma denúncia sobre o atraso no pagamento de servidores, comissionados e contratados da prefeitura de São José da Laje. Segundo informações, o não repasse dos salários estaria ligado a questões políticas, já que o candidato ao governo do prefeito Marcos José da Fonseca Lira, o Dudui (PP) perdeu a eleição no município, por uma diferença de mais de cinco mil votos.
Segundo uma fonte ouvida pela reportagem, o atraso no pagamento do município era comum. Mas, os comissionados já entraram no segundo mês sem receber seus salários e a prefeitura também estaria se recusando a pagar o décimo terceiro a eles. O fato dos vencimentos não serem pagos em dia também teria motivado reclamações por parte dos demais servidores.
Exonerações e demissões já começaram a acontecer e segundo o vereador de São José da Laje, Marcos José de Andrade existem muitas irregularidades na prefeitura. Ele lamentou o fato de não obter respostas dos requerimentos enviados ao prefeito, pedindo explicações sobre licitações, pagamentos irregulares, locação de veículos, compra de combustível em outros municípios e falta de ações para a reconstrução após as enchentes.
“O prefeito sempre atrasa os salários e contratados e comissionados estão há dois meses sem receber. Ele teve a resposta da insatisfação nas urnas, quando seu candidato perdeu. Dos efetivos, a prefeitura paga 20 dias após o vencimento. Em um mês isso acontece em uma secretaria, no mês seguinte em outra. Depois da eleição muita gente foi demitida para colocar a folha de pagamento em dia, mas até agora nada mudou”, explicou.
Segundo o vereador, São José da Laje é uma das cidades que mais está demorando para ser reconstruída, lembrando que a avenida principal está cheia de mato e lixo e ainda, que falta iluminação nas ruas. Marcos também destacou que aguarda uma resposta da justiça acerca de denúncias feitas em maio deste ano pelo Ministério Público, contra a gestão de Dudui.
“Não digo essas coisas por ser da oposição e sim, porque a cidade está sem governo. Isso é público e notório, é ver para crer e só quero o bem de São José da Laje. Falta investimento no esporte, na saúde, já que só existe a ambulância cidadã e em infra-estrutura, coisas que poderiam ser melhoradas com recursos próprios. Nunca obtenho resposta quando faço meu papel, fiscalizando. Em todas as sessões da Câmara eu toco nesse assunto”, informou.
O prefeito do município foi contactado inúmeras vezes, por telefone, para falar sobre a situação, mas não atendeu as ligações. Um assessor informou que os servidores da prefeitura recebem o salário no dia 10 e os comissionados alguns dias depois e diante disso, não haveria nenhum tipo de atraso no pagamento.