Crianças quilombolas recebem atendimento de saúde no povoado Bonifácio

22/11/2010 19:15 - Interior
Por Redação

Nesta terça-feira (23), a equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios inicia atividades de atendimento a 85 crianças matriculadas na creche da Escola Mary Sampaio Caparica, localizada no povoado Bonifácio, uma das áreas de quilombolas remanescentes no Estado de Alagoas na área serrana da cidade.
Entre os serviços a serem disponibilizados, esta parte da população, que também envolve as mães das crianças, passará por etapas como pesagem, vacinação, encaminhamento para exames, em caso de necessidades, além de palestras sobre a importância do aleitamento materno, entre diversas outras ações.
De acordo com a diretora da Escola Mary Sampaio Caparica, Auta Tânia do Nascimento Lima, que também moradora do povoado, a ideia é fazer essas ações com mais periodicidade. “Nossa intenção é de que esses serviços, tão importantes para qualquer pessoa, sejam feitos em nossa escola a cada quinze dias. Sabemos das necessidades dessa parcela da população e queremos, ao menos, minimizar os problemas. O apoio da Secretaria Municipal de Saúde está sendo fundamental para diversificar nossos projetos com a comunidade quilombola”, explicou.
Segundo o Secretário Municipal de Articulação Política, Antonio Fonseca, foram criadas seis coordenadorias para atender a população que reside nos povoados de Palmeira dos Índios. “Estamos com ações integradas entre as secretarias de Saúde, Ação Social, Agricultura e Educação e os resultados já podem ser observados nesta parte da população”, afirmou Fonseca.
No caso das crianças, estão sendo feitas todos os dias cinco refeições. “Isso graças ao empenho da equipe da Secretaria [Municipal] de Saúde. Antes a taxa de desnutrição era elevada entre os alunos da creche. Em poucos meses, nossas crianças apresentam índices satisfatórios de nutrição. Agora é passar para a etapa seguinte que é cuidar ainda mais da saúde de todas elas e também das respectivas famílias”, concluiu a diretora Auta Tânia.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..