A Unidade de Emergência do Agreste Dr. Daniel Houly comemora 7 anos de existência no próximo dia 8 de Dezembro, e com 158 médicos de 19 especialidades diferentes a unidade celebra o serviço levado a mais de 1 milhão e 200 mil pessoas na região Agreste de Alagoas.
Segundo o cirurgião buco maxilo Luciano Lessa Filho, a unidade presta serviços não só a população de Arapiraca, mas de todos os municípios adjacentes e até de outros estados. "Atendo com frequência pacientes de Sergipe, e às vezes até da Bahia, isso sobrecarrega o hospital, mas também nos dá a certeza que somos uma referência no Nordeste", comenta Luciano.
Para o ortopedista Marco Guerra, que há mais de 6 anos atua na UE, é muito importante lembrar que antes da unidade existir todos os casos de emergência eram enviados a hospitais de Maceió, e muitos pacientes não resistiam e chegavam a falecer no trajeto para a capital. "Em geral, o sucesso do atendimento de um caso de urgência está na agilidade do socorro. Antes da UE era difícil o pronto atendimento por causa do deslocamento pra Maceió", informa o médico.
Há muito para se construir, mas também há muito para que comemorar, comenta Guerra. "Hoje temos pelo menos um neuro cirurgião todos os dias atendendo na UE por 24 horas, com aparelho de tomografia computadorizada a disposição, isso é importantíssimo em qualquer emergência, principalmente com o número de acidentes de moto que acontece em Arapiraca, e poucas instituições no Brasil conseguem isso", lembra o especialista.
O diretor médico da UE, dr. Karlisson Valeriano, afirma que após as obras de ampliação da unidade, com entrega da primeira etapa prevista para janeiro, a capacidade de atendimento da unidade será quadruplicada, e dezenas de novos empregos serão gerados.
Karlisson lembra ainda que a partir de dezembro a comunidade do agreste alagoano contará com a emergência do Hospital de Santana do Ipanema, que já começou os atendimentos ambulatoriais e de laboratório e em dezembro funcionará plenamente.