Uma manutenção feita em um dos principais canos de abastecimento de Penedo, tem deixado as torneiras há mais de 24 horas sem água na cidade ribeirinha. A falta do precioso líquido em pleno feriação, causou um verdadeiro transtorno para hotéis e pousadas da região que não se prepararam para um período tão extenso sem água.

De acordo com o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Penedo (SAAE), Manoel Toledo, a falta de água foi ocasionado no primeiro momento pela necessidade de realizar uma manuntenção em um dos principais canos de abastecimento do município, ocorrendo no momento dos trabalhos algo inesperado, o que levou os funcionários do SAAE a pararem por volta das 22 horas deste domingo os trabalhos e retornarem neste feriado da Proclamação da República.

“Ainda tentamos liberar o bombeamento na noite do domingo, mas não havia força suficiente em apenas uma bomba. O registro de manutenção nestes canos da Estação Elevatória da Rocheira, data de 26 anos atrás, algo que realmente carece de substituições para acompanhar as mudanças que já ocorreram ao longo desse tempo no sistema de abastecimento de Penedo”, disse Manoel Toledo.

Para não atrasar ainda mais os serviços, o SAAE contratou para executar em tempo hábil os trabalhos e restabelecer o fornecimento de água à populção, a empresa LIVREM Engenharia, que desde as primeiras horas deste feriado está na Estação Elevatória da Rocheira. O serviço só deve ser reetabelecido por volta das 15 horas deste domingo (15).

Água do São Francisco

Os moradores que residem mais próximos ao Rio São Francisco não mediram esforços para caminharem poucos metros com seus baldes e promoverem com a força física o abastecimento de seus reservatórios. Às margens do Velho Chico, principalmente no Bairro Santo Antonio, o período da manhã foi intenso para diversos moradores que não esperaram pela justificativa do SAAE e partiram para o São Francisco, onde encheram seus baldes e puderam banhar-se a vontade.