A Polícia Militar de Alagoas irá trabalhar com um efetivo de 200 policiais no dia dedicado à Consciência Negra, a ser celebrado em 20 de novembro, no Parque Municipal Quilombo dos Palmares, na cidade de União dos Palmares. A informação é do coronel Eduardo Lucena, responsável por organizar a logística da segurança e do trânsito no dia do evento.

“Contaremos com o apoio de quase 100% do efetivo comandado pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI), de onde serão distribuídos policiais do Batalhão de Policiamento Rodoviário e do 2º Batalhão, localizado na região de União dos Palmares”, informa Lucena.

A PM ficará responsável pela elaboração de uma estratégia de segurança para as autoridades que estarão presentes no Parque Municipal, além de auxiliar a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) no ato cívico e elaborar uma lista com nome das pessoas que irão almoçar no parque.

Corpo de Bombeiros - Além da PM, o Corpo de Bombeiros também está com uma série de atribuições para garantir a segurança no evento. Entre elas constam a responsabilidade de distribuir e verificar extintores de incêndio nos locais do parque municipal; providenciar a logística contra incêndio e unidades de resgate; vistoriar palcos, palanques e arquibancadas, além da elaboração de lista com nomes que irão almoçar no parque para ser entregue à Fundação Palmares.

Para dar apoio ao evento, 24 bombeiros dos vários grupamentos serão distribuídos já a partir do dia 18 de novembro, no Parque Municipal, onde se revezarão no atendimento pré-hospitalar, salvamento terrestre e de combate e prevenção de incêndios.

A celebração da Consciência Negra ocorre todo ano em União dos Palmares no mês de novembro, e no dia 20 leva milhares de turistas e alagoanos, além de diversas autoridades, a conhecerem um pouco mais sobre a história de Zumbi e da cultura afrodescendente do Quilombo dos Palmares.