A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos realizam na próxima segunda-feira (25), a partir das 9h, o seminário “Mulheres: Construtora da Paz” para as alunas do projeto Mulheres da Paz, no Centro Culturais e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

A abertura do evento acontece com o debate “A importância de políticas públicas para implantação de uma cultura de paz em Alagoas”, com os secretários de Estado Marluce Caldas Bezerra (Mulher, Cidadania e Direitos Humanos), Paulo Rubim (Defesa Social) e André Paiva Carnaúba (Secretaria da Paz).

Também participam do evento os representantes do Núcleo Temático Mulher e Cidadania da Ufal, Elvira Simões Barreto, e do Pronasci Nacional, Neusa Pivatto Muller. Em seguida, três Mulheres da Paz dos bairros do Benedito Bentes, Jacintinho e Vergel do Lago conduzem o debate “Dividindo ações: Mulheres da Paz Alagoas”.

As atividades serão encerradas com a entrega dos certificados de conclusão para as 300 participantes do projeto. A solenidade de certificação será conduzida pelo governador em exercício, José Wanderley Neto, e pelo reitor da Uneal, Jairo José Campos da Costa.

Mulheres da Paz - Presente nos bairros Benedito Bentes, Jacintinho e Vergel do Lago, em Maceió, o Projeto Mulheres da Paz é conduzido em Alagoas pela Universidade Estadual de Alagoas e a Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, desde novembro do ano passado.

A iniciativa é do governo federal, por meio do Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci) e atende 300 mulheres que vivem em áreas de risco social. Durante o curso de capacitação, as participantes adquirem conhecimentos acerca de Direitos Humanos, Lei Maria da Penha, Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros temas voltados para o resgate e fortalecimento da cidadania.