A partir de agora, o Mercado da Produção se tornará mais limpo. A parceria firmada nesta quarta-feira (20), entre a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e o grupo Walmart (detentor da rede Bompreço), resultará numa frente de trabalho com ações preventivas e ostensivas de limpeza.
Na prática, o Grupo Walmart cederá oito carros-pipa por mês para que a limpeza dos contêineres localizados na área interna e nas regiões próximas ao Mercado seja reforçada. Além disso, a área começou a ser tratada, semanalmente, contra a infestação de insetos e roedores e, paralelamente, equipes da Slum vão reforçar o mutirão de limpeza que é realizado diariamente. A princípio, o grosso da coleta deverá ser feito à noite, para evitar transtornos no trânsito da região.
“Com a oficialização da parceria, será realizado um estudo para analisar as áreas”, explicou o diretor de Abastecimento da Semtabes, Chico Lopes. Já se sabe, porém, que todos os segmentos que atuam no Mercado da Produção serão submetidos a cursos educativos. As aulas – que abordarão segurança alimentar e formas de armazenamento de lixo – serão dadas por áreas de atuação: carnes, peixes, cereais, frutas, hortifrutigranjeiros, vegetais, avicultura, dentre outros.
Durante a reunião, o gerente do Bompreço Ceasa, Ednaldo Sobrinho, explicou que a ideia da parceria começou quando, há cerca de seis meses, o prédio onde funcionava a antiga Ceasa – que hoje está sendo reformado para abrigar o Shopping Popular de Maceió – foi “invadido” por ratos. “Para se ter uma ideia da situação, em apenas um dia encontramos 130 roedores. Tivemos uma perda muito grande de mercadoria. Agora, a situação está sob controle”, explicou Ednaldo.
Atualmente, cerca de quatro mil comerciantes vendem variados tipos de produtos na parte interna do Mercado da Produção e na chamada feira livre.









