O Departamento de Administração de Cemitério (DAC), da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), tem a preocupação contínua de preservar e preparar os cemitérios, proporcionando para isso um melhor conforto para quem precisa de um dos oito cemitérios públicos municipais. São eles: Cemitério de São José (Trapiche); Piedade (Prado); Nossa Senhora Mãe do Povo (Jaraguá); Santa Luzia (Riacho Doce); Nossa Senhora do Ó (Ipioca); Santo Antônio (Bebedouro); São Luiz (Tabuleiro dos Martins) e Divina Pastora (Rio Novo).

Os serviços de reforma (parte elétrica e hidráulica) restauração, pinturas, e ampliação dos cemitérios foram e continuam sendo executados com verbas provenientes da contribuição da população, chamada de Fundo de Cemitério. “As reformas e limpeza são contínuas, ou seja, não têm época para acabar e não são voltadas apenas para o Dia de Finados, como acontecia anteriormente”, explicou Victor Franklin, diretor do Departamento Administração de Cemitérios da SMCCU.

Além dos novos equipamentos adquiridos pelo próprio DAC, para uma maior agilidade no cadastramento do novo sistema em todos os cemitérios, foi realizada ainda uma reforma maior no tocante a acessibilidade, facilitando assim as vias de acesso dos cemitérios. A SMCCU lembra a todos os ambulantes que, como todos os anos, a comercialização de produtos só poderá ser feita fora dos cemitérios.

Um dado importante para esclarecer a população é que, de acordo com o Código de Posturas do Município de Maceió, Lei 3.583/85, depois de três anos que um cadáver for enterrado, o cemitério transfere os restos mortais para ossários, todos eles com identificação. Agora, com o novo sistema de informatização, o processo torna-se mais ágil, evitando a superlotação dos cemitérios.

Segundo o diretor do DAC da SMCCU, Victor Franklin, muitos responsáveis precisam atualizar seus dados e ou resolver pendências caso haja, para isso, devem procurar a administração do cemitério interessado, em horário comercial, para regularizar a situação.