A Maternidade Escola Santa Mônica recebeu, nesta quinta-feira (21), profissionais e estudantes da Faculdade de Fonoaudiologia da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). A equipe desenvolveu atividades na instituição em comemoração a Semana Alagoana de Atenção à Gagueira que faz parte do Dia Internacional de Atenção à Gagueira, festejado em todo o mundo nesta sexta-feira, 22.

Divulgando o tema da campanha “Gagueira não tem graça, tem tratamento” estudantes de Fonoaudiologia proferiram palestra na sala de espera do ambulatório e na recepção da Santa Mônica. Durante as palestras, usuários que aguardavam atendimento tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas acerca do tema.

“Nós, fonoaudiólogos, ficamos muito felizes com essa interação entre palestrante e usuários, principalmente pela importância do assunto” ressaltou Conceição Pessoa, fonoaudióloga.

Além dos pacientes, os profissionais do ambulatório da maternidade também foram contemplados com uma palestra sobre o tema. Durante as exposições, os estudantes distribuíram panfletos explicativos sobre esse distúrbio da linguagem conhecido como gagueira.

Concluindo a programação da Semana Alagoana, nesta sexta-feira (22), a equipe deve ministrar palestra na Escola Municipal Sylvestre Péricles, no bairro do Pontal, e realizar oficina no Posto de Saúde do município de Cajueiro.

Sobre a gagueira - A gagueira é um distúrbio da linguagem que se caracteriza por prolongamentos, bloqueios e/ou repetições de sons, sílabas ou palavras na fala. Estudos mostram como possíveis causas do distúrbio os fatores genético, psicológico, neurológico e linguístico-discursivo.