Mostrar o consumo de maneira sustentável e consciente, este foi o objetivo do curso de educação continuada promovido pelo Procon Comunitário para os jovens multiplicadores e coordenadores pedagógicos. O encontro ocorreu no auditório do Hotel Pajuçara, nesta terça-feira (19).
O superintendente do órgão de Proteção do Direito do Consumidor, Rodrigo Cunha, abordou a importância dos jovens multiplicadores para o êxito do projeto. “É interessante que eles estejam bem informados e treinados para transmitir credibilidade ao consumidor. Fornecendo respostas claras, concisas e ostensivas. E em momento de dúvida comunicar-se com os coordenadores responsáveis pelo polo”, ressaltou Cunha.
Para a secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Marluce Caldas, o projeto é uma ótima oportunidade para os adolescentes. “Através dele os jovens aprendem uma nova profissão e se livram de muitos males como drogas e ociosidade”, ressaltou a secretária.
Durante o treinamento, os responsáveis pelo projeto citaram algumas medidas a serem tomadas pelos multiplicadores, tais como: registrar todas as dúvidas e reclamações do consumidor, os principais problemas e os atendimentos mais comuns.
“Todas as informações são fundamentais para melhorarmos cada vez mais os serviços nos polos, além de ajudar as pessoas a exercerem sua cidadania”, esclareceu a diretora do Procon Comunitário, Ivana Rizzo.
Em outra ocasião, os coordenadores pedagógicos participaram de palestras sobre o direito do consumidor e os jovens multiplicadores de dinâmicas de grupo.
“Conseguimos retratar nestas atividades um pouco do dia a dia vivido por eles e observamos também como eles tentavam sanar os problemas existentes. Neste momento aproveitamos para orientá-los a agir de maneira correta”, explicou o técnico do projeto, Leônidas Dias.
“Participar de um curso como este é grande ganho para nós, pois não tem nada mais gratificante do que ajudar outras pessoas a conhecerem os seus direitos como cidadão”, ressaltou o jovem multiplicador do polo da Pajuçara, Marcelo de Souza Oliveira,
Palestra - A professora e mestra da Universidade Federal de Alagoas, Maria Alba Correia da Silva, ministrou uma palestra sobre “Educação e Consumo Sustentável” e demonstrou o quanto é amplo e complexo o assunto. Para ela, a educação é a base para que as pessoas possam exercer sua cidadania.
“Uma população educada vai utilizar a forma mais consciente de usar os recursos ambientais sem provocar grandes estragos e garantir o equilíbrio da sociedade. Sabemos que a melhor maneira de conseguir êxito é conscientizar os jovens e torná-los multiplicadores nesta causa através de boas ações”, concluiu a professora.









