A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” entrou na etapa estadual de seleção dos textos produzidos por cada unidade federativa. Esta fase é composta por comissões julgadoras estaduais (CJEs). “Possuímos boas perspectivas, tendo em vista que Alagoas concorre com 664 trabalhos de alunos dos 102 municípios”, avaliou a superintendente de Gestão do Sistema Estadual de Educação, Maria do Carmo Custódio.

Ela explica que os critérios avaliativos são estabelecidos de acordo com o gênero ao qual o aluno concorre. Entretanto, todos eles devem estar atentos para não fugir ao tema proposto, qualquer que seja o gênero ao qual concorre: crônica, memórias, poesia ou artigo de opinião.

Segundo a professora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Luiza Faustinoni, as crônicas, novo gênero inserido à olimpíada, vão ser avaliadas de acordo com a capacidade de captura de um momento, de um fragmento do dia a dia. Ainda segundo a linguista Faustinoni, o tema [o lugar que eu vivo] “não é necessário constar no corpo do texto”, explicou Luíza aos educadores.

O objetivo da olimpíada é promover a leitura e produção de textos de alunos do ensino público. “Os artigos de opinião precisam ser polêmicos, agregados às opiniões de outras fontes, que não só as dos escritores”, continuou Faustinoni.

O resultado do trabalho da comissão julgadora, com a análise dos textos e escolha de 12 trabalhos, sendo três artigos de cada gênero, será divulgado na próxima segunda-feira (11).