O Página Aberta desta semana, que estreia nesta quinta-feira (30), revela novos dados a respeito do tabagismo em Alagoas. Um estudo feito pelo Ministério da Saúde em 2009, constatou um crescimento no número de jovens fumantes. A maior parte é composta por meninas, que se arriscam no vício cada vez mais cedo.

O programa também aborda o prejuízo que as doenças relacionadas ao tabaco causam aos cofres públicos do Estado e mostra a iniciativa de um programa que tem ajudado os alagoanos a largar o vício, gratuitamente. O programa vai ao ar às 20h, pela TV Educativa, uma emissora do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o cigarro é a maior causa evitável de mortes no mundo. Não é à toa que metade daqueles que fumam morrem por doença associada ao cigarro. No caso de mulheres grávidas, o risco de morte também envolve os bebês. O estudo realizado pelo Ministério da Saúde, que norteou a reportagem, mostra que as mulheres começam a fumar mais cedo que os homens, mas conseguem largar o vício mais facilmente que eles.

Segundo especialistas, o ato de fumar é responsável por 55 doenças relacionadas ao tabaco, chegando a matar 200 mil pessoas por ano no Brasil. São muito frequentes entre os fumantes doenças respiratórias, cardiovasculares, além de vários tipos de câncer.

A equipe de reportagem foi às ruas entrevistar fumantes que falam sobre o vício, as tentativas para largar o fumo e sobre as doenças provocadas pelo cigarro. O repórter Sérgio Torres também entrevista a coordenadora do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, que comenta sobre campanhas de conscientização feitas pelos órgãos públicos.

O programa Página Aberta vai ao ar todas as quintas-feiras, às 20h, com reprise aos sábados, às 12h, e segundas-feiras, às 8h45, pela TV Educativa, canal 03 da TV aberta e 06 da NET.