Foi um dia de trabalho intenso na Sala da Reconstrução do Palácio República dos Palmares. Nesta quinta-feira (30), prefeitos de sete municípios aprovaram, junto com o Comitê de Análise de Projetos Habitacionais, a construção de mais 3.177 casas para as vítimas das enchentes de junho.
Com isso, o governo do Estado avança no Programa da Reconstrução e chega a 75% da demanda habitacional, ou seja, 11.029 casas já foram aprovadas pelo Comitê. Destas, 7,7 mil já foram contratadas junto à Caixa Econômica Federal. Segundo Marisa Perez, superintendente de Política Habitacional da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e presidente do Comitê, a construção de 2.705 casas já foi iniciada e outras 2.328 devem ser iniciadas nas próximas semanas em Murici.
“A agilidade e responsabilidade do comitê instituído pelo governo do Estado, está permitindo dar uma resposta rápida aos alagoanos que foram vítimas desta tragédia”, avaliou a superintendente Marisa Perez, que preside o comitê.
Nesta quinta-feira (30), também foram aprovados 3.177 casas para sete municípios, incluindo Branquinha, um dos mais devastados pela enchente. Para a prefeita do município, Renata Moraes, a aprovação das 976 casas foi rápida e traz de volta a esperança para as vítimas da tragédia.
“Estou muito feliz. Quero voltar logo para o município e anunciar que assinei essa ata, aprovando a construção das casas. As pessoas estão eufóricas, morando em acampamentos ou em casas de aluguel e ficarão felizes em receber essa notícia”, comemorou a prefeita.
O prefeito de Capela, João de Paula Melo, destacou o empenho dos órgãos integrantes do Comitê para agilizar o processo de contratação de 273 casas para o município. “Este dia entra para a história do município e das pessoas que perderam as casas nas cheias. Foi um processo rápido, só temos a agradecer ao Estado e aos demais órgãos do Comitê pelo trabalho realizado”, disse João de Paula.
Para o coordenador do Programa da Reconstrução, Luiz Otávio Gomes, esse é um momento feliz porque Alagoas, mais uma vez, é referência para o Brasil. “Em três meses, 11.029 casas foram aprovadas pelo governo estadual e pela Caixa, das quais 7.701 já estão contratadas e em construção”.
Luiz Otávio acrescentou, ainda, que até o dia 11 de outubro, mais 3.328 casas serão contratadas e a construção será iniciada na segunda quinzena do mesmo mês. “Em quatro meses, o governo de Alagoas fez o projeto, aprovou, contratou e iniciou as unidades habitacionais para as famílias atingidas pelas enchentes”, frisou.








