Entre os dias 6 a 12 de outubro, a ONG Operação Sorriso do Brasil (OSB), instituição sem fins lucrativos de referência internacional no atendimento a portadores de fissuras labiopalatinas, vai promover cerca de 70 cirurgias gratuitas no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Guia, Maceió. A hospedagem, o transporte e a alimentação dos pacientes e familiares que vierem de fora da cidade também serão fornecidos sem custo.
 

Estão envolvidos nesse projeto de forma voluntária: voluntários não-médicos, cirurgiões plásticos, enfermeiros, anestesiologistas, psicólogos, ortodontistas, fonoaudiólogos, pediatras e geneticistas.

O programa é desenvolvido de forma muito criteriosa, com avaliações, cirurgias e acompanhamento pós-operatório. Por esse motivo, a OSB trabalha em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas, e demais parceiros, como a Marinha do Brasil, a Associação Brasileira de Cirurgia

Craniomaxilofacial, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o Genoma Humano, o Ministério Publico de Alagoas, a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Hospital e Maternidade Nossa Sehora da Guia. Tais parcerias garantem o atendimento e a qualidade principalmente no período pós-programa.
 

O corpo de médicos é previamente selecionado e passa por um treinamento oferecido pela ONG. Os cirurgiões plásticos responsáveis são especializados em fissura labiopalatina e coordenados pela equipe da OSB.