A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) lança, nesta terça-feira (28), às 9h, no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o Projeto Um Computador por Aluno (UCA), onde os estudantes e professores da rede pública terão acesso a um laptop que vai garantir, entre outras coisas, a imersão deles em uma cultura digital, mobilidade de uso do equipamento, conectividade, interação por meio de redes sem fio e o uso pedagógico das diferentes mídias.

Segundo Carmem Lúcia Paiva Oliveira, técnica da Gerência de Apoio à Formação Continuada da SEE, noves escolas de Alagoas já receberam os computadores. São elas: Escolas Estaduais Professor Douglas Apratto Tenório, em Palmeira dos Índios; Indígena José Máximo de Oliveira, em Joaquim Gomes; Professor Edson Salustiano dos Santos, em Maceió; Deputado José Tavares, em Arapiraca; Rotary, em Santana do Ipanema; e mais quatro escolas municipais.

A escola de Joaquim Gomes, por exemplo, recebeu 188 laptops para os alunos e 10 para os professores; já a unidade escolar de Palmeira dos Índios foi contemplada com 469 laptops para os estudantes e 20 para os educadores; na escola de Maceió, o montante é igual ao dos alunos de Palmeira e o quantitativo disponibilizado para os professores chega a 18 computadores. Para Arapiraca, foram destinados 695 computadores para os alunos e 36 para os professores. Já para Santana do Ipanema, foram 383 computadores para os alunos e 25 para os professores.

A técnica assegura que no período de 28 a 30 deste mês acontecerá uma formação destinada a cerca de 20 pessoas no Núcleo de Educação à Distância da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Participam do lançamento oficial do projeto os integrantes da SEE, da PUC/SP e do Centro de Educação da Ufal”, informa.

De acordo com Taniete Pajaú de Lima, gerente de Apoio à Formação Continuada da SEE, após o processo de capacitação das pessoas, será agilizada a utilização desses laptops. “Este é um projeto piloto. A partir da constatação de que a experiência foi válida, ela será estabelecida enquanto política educacional e, consequentemente, ampliada”, comenta.

Projeto – O Projeto Um Computador por Aluno tem como parceiros o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), a Superintendência de Gestão da Educação Básica, Diretoria de Educação à Distância e Laboratórios Tecnológicos, Núcleos de Tecnologias Educacionais de Arapiraca e Maceió (NTEs) e as escolas.