A obra de saneamento no município de Palmeiras dos Índios continua em ritmo acelerado, com 90% do projeto já executado. No município, técnicos sociais da superintendência de Desenvolvimento Urbano da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) realizam atividades de cunho socioambiental, de acordo com os cronogramas previstos no projeto.
“As equipes têm encontrado o apoio incondicional das instituições e da comunidade beneficiária, fortalecendo a execução do projeto”, afirma a superintendente Ângela Paim. Segundo ela, uma das ações desenvolvidas foi a formação da Comissão Jovem Guardião do Meio Ambiente, integrada por alunos das escolas públicas Marinete Neves e Humberto Mendes.
A Comissão passará por uma capacitação, prevista para ser realizada no próximo mês de outubro, e vai atuar junto ao projeto, além de continuar multiplicando as informações após o término da execução da obra, principalmente nas escolas do município.
“Para formar a Comissão, foi essencial o apoio da direção das escolas e dos professores envolvidos com a questão ambiental. Temos certeza que vamos conseguir multiplicar a conscientização ambiental, principalmente no que se refere à importância do saneamento básico para as comunidades”, diz Ângela Paim.
A obra de saneamento em Palmeira consiste na ampliação e substituição de 25 quilômetros de rede de abastecimento de água, com 2,2 mil novas ligações domiciliares. Inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra está orçada em R$ 5 milhões e é executada com recursos federais e contrapartida estadual.
Os trabalhos da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da Seinfra, entretanto, também são realizados em outras obras de saneamento no Estado, como em Rio Largo – cujo projeto socioambiental está sendo iniciado – e em Maceió, nas obras de implantação e ampliação da rede de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.









