Alunos do Programa Especial para Graduação de Professores (PGP) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) irão participar, na próxima sexta-feira (24), do Encontro para Estudos: a Linguagem do Sertão: Práticas Linguageiras Cotidianas e Saberes Escolarizados.
A iniciativa e organização do evento estão a cargo dos educadores Ismar Inácio dos Santos Filho, que é professor-substituto da Uneal, no campus I, e doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Maria do Socorro Barbosa Macedo, professora da Uneal, no campus de Santana do Ipanema e mestranda em Educação pela Ufal.
O evento acadêmico também conta com o apoio das professoras Leni Gonçalves, que leciona no campus de Santana do Ipanema e a coordenadora do PGP no referido campus, e da professora-doutora Waléria de Melo Ferreira, que é coordenadora-geral do PGP, bem como dos coordenadores dos cursos do programa de graduação.
As atividades serão realizadas em dois locais, sendo no período da manhã, no Clube do Professor de Arapiraca, e no período da tarde no campus da Uneal, com a participação de mais de 350 graduandos do PGP do Pólo de Santana do Ipanema, graduandos dos cursos de Letras, Pedagogia, Matemática e Biologia, oriundos de 13 municípios do Sertão alagoano, nos municípios de Carneiros, Dois Riachos, Major Izidoro, Monteióopolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.
“O encontro justifica-se pelo fato de a discussão acerca da linguagem ou linguagens do sertão, com suas práticas cotidianas e sua relação com os saberes escolarizados, ser vital e tendo em vista a necessidade de construção de novos outros saberes, aqueles que historicamente e culturalmente não são compreendidos como saberes válidos”, explica Isamar Inácio.
Ele diz que o encontro vai possibilitar a reflexão sobre o que é educação, visto que, segundo ele, comumente se pensa educação pela perspectiva da escola, entendida como o único lugar no qual se produz conhecimento.
Os debates incluem a realização de palestras, mesas-redondas e minicursos nos períodos da manhã e tarde, com a participação de linguistas e professores-pesquisadores da Uneal.
