A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Setor de Desenvolvimento e Educação em Saúde, realizou na quarta-feira (22), no auditório do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), que fica localizado no prédio do Samu, o curso sobre “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”. A palestra foi ministrada por Mônica Damazo, que é nutricionista do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS/CSGP). Ao todo serão capacitados cerca de 60 servidores.

O curso foi destinado aos servidores que exercem o cargo de artífice copeiros lotados nos ambulatórios 24h, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hemocentro de Alagoas (Hemoal), além de outras unidades de saúde que terceirizam a produção de alimentos. O curso será realizado também no próximo dia 29 para servidores de outras unidades de saúde, como Deyse Brêda, João Fireman, Noélia Lessa, Ib Gatto Falcão, entre outras.

O objetivo, segundo Mônica Damazo, foi reforçar a importância das boas práticas de manipulação dos produtos, como também valorizar os servidores que trabalham nesta área proporcionando mais conhecimento aos mesmos.

Ela destacou que a produção de alimentos com segurança exige cuidados especiais para que se eliminem, quase na sua totalidade, os riscos de contaminação provocados por perigos físicos, químicos e biológicos a que esses alimentos estão sujeitos.

Segundo Mônica, em todas as etapas da produção, tais como resfriamento, congelamento, cocção e distribuição, é importante que haja a implantação das Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, que são um conjunto de procedimentos higiênico-sanitários, instituídos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Durante o curso, que durou toda a manhã, foram discutidos vários temas, dentre eles: quem é o manipulador de alimentos; o que são micróbios/microorganismos; quando os micróbios/microorganismos se multiplicam nos alimentos e o que é contaminação de alimentos.

Também foi discutido o que são Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s); como deve ser o local de trabalho; que cuidados devem ser tomados com água; o que fazer com o lixo; a importância da lavagem adequada das mãos; quais cuidados devem ser tomados com os produtos usados no preparo dos alimentos; como preparar os alimentos com higiene e como a comida pronta deve ser servida.