O projeto Interagindo com a Comunidade Acadêmica, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), realizou mais uma ação na manhã desta quarta-feira (22), com a sessão itinerante da Primeira Câmara Cível do TJ/AL na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits). Os desembargadores integrantes do órgão julgador, James Magalhães de Medeiros, Nelma Torres Padilha, em substituição ao desembargador Washinton Luiz, e Tutmés Airan julgaram cerca de 20 processos na ocasião, que também teve a participação do procurador de Justiça Walber José Valente de Lima.

Em palestra anterior à sessão, o procurador de Justiça Walber Valente explanou para os estudantes de Direito da Fits o funcionamento do Tribunal de Justiça e os procedimentos adotados no julgamento da Câmara. A secretária do órgão, Margarida Maria Melo, esclareceu dúvidas dos alunos e deu dicas de comportamento apropriado numa sessão, sobretudo no que se refere à indumentária, tendo em vista que o Tribunal é um órgão oficial, necessitando os participantes da sessão agirem com decoro e reverência.

O diretor-geral da faculdade, Dario Arcanjo de Santana, ressaltou a relevância da parceria entre o Judiciário e as faculdade na formação dos futuros profissionais. “É de um valor extraordinário essa parceria, pois possibilita aos acadêmicos uma experiência ímpar de presenciar a prática da Justiça. Não podemos conceber a preparação dos alunos sem essa aproximação com a prática judicante. Essa parceria é primordial para a boa formação desses futuros advogados e juízes”, declarou.