O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Orla Lagunar e o Conselho Tutelar da região Administrativa II (RA II) receberam a visita da promotora de justiça Amélia Campelo, que foi até lá para avaliar a estrutura física e o atendimento aos usuários nos dois locais. O Creas e o Conselho Tutelar funcionam na Rua Marquês de Pombal, s/n, no Vergel.

Segundo a promotora, tanto as instalações do Creas como as do Conselho Tutelar são muito boas. “O Ministério Público, além de ser parceiro dessas instituições, tem a função de acompanhar e fiscalizar os recursos destinados a elas. É muito importante essa interação entre os órgãos, porque ao conhecer as dificuldades no processo de atendimento ao usuário, o MP poderá atuar de modo mais eficaz”, disse Amélia.

O Creas Orla Lagunar funciona a três meses nesse local e vem realizando atendimento especializado a quem tenha os direitos violados, além de promover várias palestras em escolas da comunidade, nos núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), sobre prevenção de abuso e exploração sexual, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sobre o direito do idoso.

O coordenador Creas Orla Lagunar, Valdomiro Pontes, disse que foi iniciado um mapeamento das escolas, associações e ONGs da região, para que a população conheça melhor os serviços oferecidos no centro e tenha o Creas como parceiro.

Participaram também da visita a coordenadora geral do Creas, Aline Dantas, a presidente do Conselho Tutelar - RA II, Eunice Cerqueira (Cinha), e técnicas dos dois órgãos.