A invasão de cães abandonados, em via pública, espalhados por ruas e avenidas de quase todos os bairros de Palmeira dos Índios estão deixando a população bastante preocupada. Eles são os responsáveis por estourar os sacos de lixo que ficam na porta das residências a espera do caminhão de coleta. São causadores de inúmeras doenças que podem por em risco a vida da população.

Uma grande quantidade de cães circula livremente pelas ruas da cidade. Eles são vistos na porta de estabelecimentos comerciais. Restaurantes, supermercados e lanchonetes são os lugares preferidos por eles que são atraídos pelo cheiro e a movimentação de alimentos.

A reclamação por parte da população é tremenda. “Ninguém pode sair do mercado com carne numa sacola que os cachorros voam logo em cima. Se você tá lanchando em algum lugar, eles ficam quase lambendo o seu pé até você dá um pedaço de alguma coisa. Como é que pode uma coisa dessas? ”, relata um morador do bairro São Cristóvão que está indignado com os cães que ficam transitando dia e noite pelas ruas.

O empresário Márcio Cristiano entende que é necessário mais interesse por parte da administração municipal no cumprimento das suas atividades básicas como, por exemplo, o compromisso de recolher o lixo no município. “A cidade tem que está limpa. Com menos lixo acho que terão menos cachorros para ficar fuçando os sacos plásticos. Então, a cidade tem que ser limpa. E isso é função da prefeitura”.

Provavelmente deve existir alguma programação para que a Equipe de Zoonose de Palmeira dos Índios esteja com uma carrocinha, para realizar o serviço de captura de cães que estejam soltos nas ruas da cidade. Devem acontecer, também, campanhas de vacinação anti-rábica, com o objetivo de imunizar contra a raiva toda população canina do Município.

Procuramos a Secretária Municipal de Saúde Alexsandra Ludugero, para esclarecer se há algum planejamento para ser executado, ainda este ano, a respeito do referido assunto. O seu celular estava fora de área ou desligado.

O controle desses animais é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde - SMS.


blogdoberg@gmail.com