Cerca de 4 mil pessoas acompanharam o desfile civico em comemoração aos 193 anos de Emancipação Política de Alagoas, realizado na tarde desta quinta-feira (16), no bairro do Jaraguá. Este ano o evento homenageou o alagoano Aurélio Burque de Holanda e contou com a participação de vários estudantes, inclusive vindos de municípios alagoanos.
Dezessete pelotões se apresentarão ao longo do desfile, cada um contendo, em média, 100 alunos e acompanhado de uma banda fanfarra com mais 120 componentes. Nestes pelotões estarão representadas as 15 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) que compõem a rede pública estadual.
Aurélio Baird Ferreira, filho do criador do dicionário mais famoso do Brasil, recebeu uma placa do governo do Estado em reconhecimento ao legado de seu pai. Pela manhã houve o hasteamento das bandeiras dos 102 municípios alagoanos, na Praça Floriano Peixoto.
A dona de casa Maria Juvenciano, que mora no bairro do Trapiche, aproveitou para ir com a família assistir o evento. Ela chegou ás 13h para garantir um lugar em uma das arquibancadas instaladas ao longo do percurso.
"É a segunda vez que venho e acho muito interessante. Gosto mais de ouvir as bandas de fanfarra. Isso mostra que nosso Estado tem cultura e tradição. O desfile sempre é cheio, vem muita gente de vários locais para assistir", contou.
Já o estudante Waldiney Júnior, 16, aproveitou para faturar no desfile, vendendo água e refrigerante. No entanto, ele reclamou da dificuldade para os ambulantes chegarem ao local do evento, devido à fiscalização feita pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
"Eu já vim vender com a minha avó e também só pra assistir. As vendas estão fracas porque não podemos chegar muito perto do desfile. Só as pessoas que passam é que estão comprando", lamentou.
Várias autoridades prestigiaram o desfile, a exemplo do governador em exercício, José Wanderley e dos secretários de estado Oswaldo Viegas (Cultura) e Rogério Teófilo (Educação). "Aqui a gente se vê, esse desfile é uma tradição. Lembro quando eu era adolescente e vinha orgulhoso de Palmeira dos Índios para desfilar", destacou.















