A internet tem facilitado a vida de muita gente. Entusiastas até anunciam que em breve tudo será feito através dela, como de fato acontece com os pagamentos de contas, compras online e serviços governamentais. Ainda que alguns serviços não possam ser feitos 100% pela internet, ela reúne informações sobre como fazer, aonde ir e quais os documentos necessários.
Pensando nesta facilidade, o Instituto de Tecnologia do Estado de Alagoas (Itec) gerou uma série de sites governamentais para aproximar o governo do cidadão. Esta semana entraram no ar o site do Procon e o da Defensoria Pública, reformulados em um padrão web 2.0 - mais interativo e atrativo para o usuário.
O novo visual é apenas um brinde. O que realmente chama a atenção desses novos sites é a arquitetura da informação, com destaque para os serviços prestados à população. “O Itec está criando um banco de serviços, uma estrutura que facilite o cliente a achar o que quer. Muita gente se preocupa em enfeitar os sites e esquece que o foco de um site governamental é a prestação de serviços ao cidadão”, explica a Gerente de Governo Eletrônico do Itec, Leide Isabel Coelho.
No site da Defensoria Pública (www.defensoria.al.gov.br) o destaque na parte de serviços são os documentos necessários para requerer medidas legais. A seção explica o que é preciso levar em caso de pensão alimentícia, investigação de paternidade, ação para obtenção de medicamento ou tratamento de saúde, declaratória de união estável e demais serviços.
Já o site do Procon (www.procon.al.gov.br) traz o serviço de pesquisa de preço, dicas ao consumidor, atendimento eletrônico, consulta do consumidor e do fornecedor e novos serviços como o cadastro no sistema ‘Não Perturbe’ – que evita ligações de telemarketing.
O padrão de destaque para serviços começou no próprio site do Itec e será repassado para os próximos sites reformulados pela fábrica de sítios. “Estamos caminhando para cumprir os propósitos da web 2.0, mas sempre pensando na melhor disposição do conteúdo para a população”, comenta o designer do Itec, Daniel Neves.









