Com a proximidade da eleição de 3 de outubro, um grande número de eleitores vem procurando os postos do Instituto de Identificação para a emissão, principalmente, da primeira via da carteira de identidade. Por causa dessa demanda, o órgão registrou em agosto um recorde no atendimento geral, alcançando a marca de 19 mil pessoas na capital e interior.
Mas a demanda para tirar o documento com foto, que deve ser apresentado junto com o título de eleitor na hora de votar, tem provocado uma sobrecarga no atendimento do posto-sede do Instituto de Identificação. Isso porque a maioria das pessoas vem procurando o órgão na parte da manhã, quando o horário de atendimento vai da até as 17h.
“Queremos informar à população que funcionamos nos dois horários e, por isso, as pessoas não precisam procurar atendimento apenas no período da manhã, o que vem causando transtornos por causa do espaço físico”, disse a diretora do órgão, Maria Madalena Cardoso da Silva.
A diretora lembra ainda que na capital funcionam mais quatro postos de identificação, que fazem o serviço de emissão de carteira de identidade. São eles: os postos do Já Centro e Mangabeiras, com horário de atendimento das 8h às 17h; dos shoppings Farol e Miramar, das 9h às 15h, e das 8h às 14h, respectivamente; e do antigo Produban (centro) das 8h às 17h.
Quem mora na região do Tabuleiro dos Martins pode também procurar o posto do órgão que funciona na sede da prefeitura comunitária nos dois horários. Mesmo com a demanda, o instituto mantém o prazo de entrega do documento, que é de oito dias úteis para a primeira via e de dez dias para a segunda via.
Requisito - Para votar nas eleições deste ano, além do título de eleitor, o cidadão deverá apresentar um documento de identificação com foto, que pode ser a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação.
Para a emissão da 1ª via da identidade, o cidadão deverá pagar a taxa de R$ 8,10 e apresentar a seguinte documentação: registro de nascimento ou certidão de casamento (original e cópia). Para tirar a 2ª via, a taxa é no valor de R$ 16,21, sendo necessário apresentar levar cópia da identidade anterior ou qualquer outro documento que contenha o número do RG. Nos postos informatizados a foto digital é tirada na hora.








