Costumes e tradições nordestinas. Esse foi tema abordado pelo projeto “Alagoas Nossa Terra, Nossa Gente”, desenvolvido pela escola de ensino fundamental Nosso Lar I, situada na Levada, em comemoração a semana do folclore. Na programação, apresentações culturais diversificadas como folguedos, artesanato local, lendas, cantigas de roda e parlendas.

A atividade foi realizada na última sexta-feira (3) e envolveu a participação de alunos, professores e coordenadores da escola. Pais e comunidade também prestigiaram o evento. O projeto teve como objetivo resgatar a origem e a cultura do Nordeste. Alunos do programa Mais Educação também deram sua contribuição, apresentaram a chegada de Lampião ao inferno, com direito a figurino e encenações.

A diretora da escola, Suely Barbosa, destacou a importância da participação do programa Mais Educação no projeto. Segundo ela, pela primeira vez a unidade realiza o projeto em parceria com alunos do programa que foi implantado em 2009. “O programa está modificando e desenvolvendo o alunado dessa escola. O Índice de Desenvolvimento da Educação Báscia (Ideb) aumentou, o comportamento dos alunos melhorou. Houve mais participação e envolvimento, tanto dos professores como dos alunos, sem falar dos benefícios na parte pedagógica”, analisou.

Segundo a coordenadora da escola, Joceli Nogueira, o projeto "Nossa Terra, Nossa Gente" é desenvolvido há quatro anos e realizado sempre nos meses de agosto.

“Ele entra como parte pedagógica nas atividades escolares, assim, trabalhamos todo o aspectos relacionados ao folclore e a cultura da região com os alunos”, ressalta.