Numa ação conjunta, governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec) e a Junta Comercial de Alagoas (Juceal), atende a demanda dos empresários localizados nas cidades atingidas pela enchente. O trabalho recebe também o apoio do Sebrae Alagoas, Caixa Econômica e Banco do Nordeste no atendimento das necessidades principais.
As cidades de Rio Largo e Murici foram as primeiras a receberem a equipe de técnicos do Governo que identificaram, como em outras, casos de empresários que perderam documentos, imóvel, produtos, equipamentos.
Foram instalados nos 19 municípios os Postos de Atendimento Empresarial (PAE), parte do projeto SOS Empresa, onde os empresários recebem assistência quanto a demanda mercantil, e informações sobre gestão e desenvolvimento de seus negócios com os consultores do Sebrae.
A presença da Junta comercial acelera ações referentes ao processo mercantil que dependeria do deslocamento até a sede do órgão na capital Maceió. Segundo o Carlos Eduardo, gerente de TI da Juceal, a maioria dos empresários solicitou orientação como fazer alteração e baixa de empresas e negócios.
O gerente explica ainda que muitas pessoas foram aos postos de atendimento para obter informações sobre formalização do negócio com o objetivo de adquirir crédito nos bancos oficiais - Caixa e BNB.
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Regional da Sedec, Adelmo Martins, além das demandas de processo mercantil e crédito, os técnicos também orientam e sensibilizam para que as empresas aderem ao Empreendedor Individual (MEI). Ele esclarece que a maioria das empresas desses municípios é de micro e pequeno porte, que atende o perfil do Empreendedor Individual. Esse empresário deve trabalhar por conta própria e que fatura no máximo até R$ 36.000,00 por ano.
“Entre as vantagens, é que essa empresa recebe o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilitará a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais. Além da isenção dos tributos federais - Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL”, cita Martins.
Agenda - Após o feriado – Independência do Brasil - haverá retorno da programação em Branquinha. Os empresários serão atendidos no Posto Móvel, instalado na via de acesso da entrada da cidade.
Na quinta-feira (9), será a vez dos empresários de União dos Palmares; no dia 14, será em Santana do Mundaú; no dia 15 em São José da Laje; no dia 21, em Quebrangulo; no dia 22, em Paulo Jacinto; no dia 28, em Jacuípe; no dia 29, em São Luiz do Quitunde/Matriz de Camaragibe.








