Funasa realiza Oficinas de Educação em Saúde em Alagoas

02/09/2010 08:01 - Saúde
Por Redação

A Coordenação Regional da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) em Alagoas realizou entre os dias 24 e 26 de agosto uma Oficina de Educação em Saúde e Mobilização Social no município de Poço das Trincheiras, na comunidade Quilombola Jacú-Mocó. A ação tem por objetivo os trabalhos de saneamento ambiental, prevenção de doenças e inclusão social na comunidade, ações que fazem parte da missão da instituição.

A comunidade Jacú-mocó, localizada na parte no sertão de Alagoas, conhecida como “Raso de dona Joana”, é bastante carente e fica a mais de 20 quilômetros da rodovia principal, portanto é um lugar de difícil acesso. De acordo com a líder comunitária do local, Demézia Silva a comunidade é formada por 117 famílias e a maioria das casas não possuem banheiros. Em conseqüência do clima semi-árido a água se torna um líquido precioso obtido através das cisternas, que captam água das chuvas, de poços e através de açude.


A oficina ocorreu na sede da Associação dos Moradores da comunidade Jacú-Mocó, com a presença da líder comunitária, Demézia Silva, a agente de saúde, Gileane Soares, além dos servidores da Funasa, Alberto Cavalcanti, Jalmo Lima, e o responsável pelas filmagens, Emanuel Toledo.

Foram abordados pelos agentes da Funasa os temas de higiene pessoal doméstica e ambiental, a preservação da água, lixo e uma breve explanação sobre a origem e cultura dos quilombos, com o artigo “Quilombolas; Resistência e Tradição”.


No momento também foi distribuído para a comunidade cartilhas de material educativo, com conteúdo de saúde bucal, como evitar a poluição das águas além de orientações sobre a importância de ferver a água antes de beber.


A população também recebeu orientação de como evitar a poluição ambiental e a doença de chagas, já que através de projetos feitos por engenheiros da Funasa, as casas de taipa serão substituídas pelas de alvenaria.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..