Nesta terça-feira (31), a Secretaria de Gestão Pública (Segesp) e representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentaram a modalidade de ensino à distância do Programa de Qualificação Continuada (PQC) aos coordenadores de Recursos Humanos dos órgãos e secretarias do Poder Executivo de Alagoas.

Com matrículas abertas a partir desta quarta-feira, 1º de setembro, o FGV Online, em parceria com a escola de Governo, vai promover gratuitamente cursos de capacitação para os servidores públicos através de um ambiente virtual, sem que precisem sair de casa. O PQC conta também com a modalidade de ensino presencial, ministrado pela Escola de Governo.

O diretor da Escola de Governo, José Klinger, abriu a solenidade ressaltando a importância do FGV Online e como ele vai facilitar o acesso a conhecimento pelos servidores. “Infelizmente, por questões de infra-estrutura, a Escola de Governo não pode estar junto a todos os servidores em todo o estado, mas esta parceria com a FGV vai possibilitar que o nosso servidor se capacite onde ele estiver, no interior, na praia, em qualquer lugar”.

Klinger destacou ainda que o histórico da Fundação Getúlio Vargas no ensino à distância foi fator determinante para a escolha da instituição como parceira da Segesp e da Escola de Governo no PQC.

Em seguida, a coordenadora pedagógica da FGV Online, Elisabete Silveira, fez a apresentação propriamente dita do sistema virtual de ensino. “O FGV Online não é uma escola, é um programa onde o ensino das nossas escolas no Rio de Janeiro e em São Paulo foi adaptado pelos nossos professores em ensino à distância. O conteúdo que vocês verão aqui em Alagoas é o mesmo ensinado em nossas sedes e ao redor do país”.

Silveira elencou alguns benefícios da EaD: a democratização do conhecimento, controle e organização do próprio tempo, padronização da informação – a mesma na capital e no interior –, boa relação custo/benefício para os servidores-estudantes até o Estado, já que não há custos com deslocamento para as aulas, e resgate da cognição e habilidades como criatividade, iniciativa e uso das tecnologias. “E você não fica sozinho durante o curso. Você tem um professor para orientação e uma turma, todo um grupo ao seu redor”, completou.

O Secretário de Gestão Pública, Guilherme Lima, fez uma retrospectiva das ações que culminaram com o lançamento do Programa de Qualificação Continuada. “Em maio de 2008, quando lançamos o Programa de Valorização do Servidor, começamos nossa busca por parceiros para a capacitação continuada. Buscamos parceiros dentro e fora do estado, até conseguirmos o financiamento dos cursos pelo Banco Mundial e fechar com a Fundação Getúlio Vargas”.

Guilherme Lima destacou ainda a facilidade e a alegria de trabalhar com a FGV, uma das instituições de ensino mais conceituadas do país. “Eles sabem muito bem a missão que têm e nós vamos poder aproveitar toda a experiência que a FGV tem em educação. Nós estamos diante de uma possibilidade de capacitação para os servidores que não existe em muitos estados do Brasil”, disse.

Cursos do PQC

Três modalidades de cursos serão ofertados: livres, atualização e extensão. Os primeiros são ofertados a todos os servidores públicos, mas o de extensão apenas para aqueles que já possuem graduação em curso superior. Esta primeira fase do PQC terá dois cursos de atualização e cinco de extensão. Todos os cursos são gratuitos e têm 40 horas de duração, pensados assim para serem usados pelos servidores na progressão de carreira.

A “primeira onda” de cursos, como está sendo chamada, terá 2250 vagas e vai dos dias 4 de outubro a 10 de dezembro de 2010. No entanto, devido à quantidade de servidores públicos em Alagoas, cada servidor pode se matricular em apenas um curso por vez. A matrícula será dos dias 1º a 15 de setembro, no próprio hotsite da Escola de Governo, cujo acesso é através de banner no site da Segesp (www.gestaopublica.al.gov.br). Para inscrever-se, o servidor efetivo ou comissionado deve inserir no sistema seu número de matrícula e CPF. Uma vez que o sistema o reconheça como servidor, ele pode selecionar o curso que desejar.

No prédio da Escola de Governo, três laboratórios ficarão à disposição dos servidores das 8h às 20h para que eles possam fazer seus cursos. Isso vale para aqueles que não tiverem computador em casa ou que até mesmo precisem de um local mais tranquilo para estudar. Vai ser necessário apenas que agendem o uso das máquinas.

Cada coordenador de Recursos Humanos presente no lançamento do PQC recebeu um CD-ROM da Fundação Getúlio Vargas contendo informações sobre os cursos e o sistema de ensino. O portal da Escola de Governo também traz detalhes sobre o programa, bem como o detalhamento dos tipos de cursos, seus conteúdos e critérios de avaliação. Em caso de dúvidas, os servidores ainda podem ligar para 3315-1835 e 3315-1841.