O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, se desculpou pelos "grandes danos" e "sofrimento" que o Japão causou na Segunda Guerra Mundial e reafirmou o compromisso de seu país com a paz, quando se completa o 65º aniversário da rendição japonesa e o fim da disputa.

O premiê fez a declaração neste domingo, 15, em cerimônia no estádio Budokan de Tóquio, da qual participaram cerca de seis mil pessoas, segundo a televisão pública NHK.

O chefe do governo japonês lembrou os danos causados pelo Japão "especialmente na Ásia", onde a derrota japonesa acabou também com seu sangrento expansionismo imperial.

Kan também insistiu em que o Japão manterá sua política pacifista, prevista na Constituição, e trabalhará para construir a "paz eterna" no mundo.

O imperador, Akihito, também participou do evento e expressou sua "tristeza" e "sincero respeito" por quem morreu na guerra.