Washington, 14 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou hoje que o vazamento de petróleo no Golfo do México parou, mas que o Governo seguirá trabalhando "até o final" para atenuar os danos ambientais.
"O petróleo não está mais vazando no Golfo do México e não fluiu durante um mês, mas estou aqui porque nosso trabalho não terminou e não vamos a lugar algum até que esteja (finalizado)", disse Obama, em um discurso em Panamá City, no estado americano da Flórida.
"Vamos estar aqui não só até que o poço esteja totalmente selado (...), mas até que a região tenha se recuperado de todo o dano causado. Este é meu compromisso", ressaltou.
A BP era a operadora da plataforma Deepwater Horizon, cuja explosão no dia 20 de abril, que provocou a morte de 11 trabalhadores, e seu afundamento dois dias depois gerou um grande vazamento de petróleo no Golfo do México.
Obama viajou à Flórida para passar o fim de semana com sua esposa Michelle e sua filha Sasha e para promover o turismo local, que registrou perdas durante os últimos meses e deve sofrer mais durante setembro e outubro.
O presidente, que passará apenas 27 horas na região, aproveitará para se reunir com funcionários locais e donos de pequenas empresas.
Durante seu discurso, ele assegurou que graças aos esforços o litoral americano no Golfo do México está limpo, seguro e totalmente aberto ao público, uma das razões pelas quais viajou com sua família e porque "é um lugar precioso para visitar".
Obama disse ainda que o Governo continuará realizando os testes necessários para assegurar que tanto a águas quanto a pesca são seguras.
Quanto às compensações, lembrou que, em junho, os executivos da BP se comprometeram a criar um fundo de US$ 20 bilhões para custear os danos e atender as reivindicações da população, e considerou "inaceitável" qualquer atraso no pagamento. EFE