Morreu durante a madrugada de hoje no Hospital do Açucar,onde estava internado com complicações hepáticas, o pintor, escultor, desenhista,professor e colecionador de arte brasileiro, Pierre Gabriel Najm Chalita.
O artista de 80 anos tinha dado entrada no Hospital na tarde do último sábado e estava em coma respirando com a ajuda de aparelhos.
Filho de libaneses e nascido em Maceió em 1930, Pierre Chalita se formou em 1955 em Arquitetura pela Faculdade Nacional de Arquitetura do Rio de Janeiro, em 1956 foi a Madrid como bolsista do Instituto de Cultura Hispânica.
Em 1957 estudou pintura na Academia Real de San Fernando em Madrid, sob a orientação do pintor Valcerde, em 1958 estudou pintura na Escola de Belas Artes em Paris, sob a orientação de Chapelain-Midy, e partir daí foi contratado como decorador-chefe para o filme de longa metragem: " Um Jour Comme les Autres" de Paul Mordy, Paris e pela Unesco como decorador-chefe do filme "Les Mimes Orienteaux et Occidenteaux" de Jean Doat e Paul Bordry, Paris.
Instituidor da Fundação Pierre Chalita, passou a maior parte de sua vida em Maceió, onde vivia com a mulher, Solange Lages Chalita, poeta, ensaísta, contista e crítica literária brasileira
Pierre Chalita também era um grande colecionador. Grande parte de sua coleção acervo faz parte do Museu Pierre Chalita, fundado em 1980.
O corpo de Piere Chalita será velado na Fundação Pierre Chalita, no Jaraguá. O enterro do pintor e colecionador será no Cemitério Nossa Senhora da Piedade (Av. Siqueira Campos S/N, Trapiche) às 16h.