Passava das 19h:30min desta terça-feira, 27, quando Cissa Guimarães entrou pela sacristia da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema Zona Sul do Rio, para acompanhar a missa de sétimo dia de seu filho Rafael Mascarenhas.

Acompanhada pelo filho João Velho, a atriz se benzeu rapidamente no altar e sentou na primeira fila do lado esquerdo do templo. Pouco antes, Thomaz, que também é filho de Cissa, recebeu os amigos, que começaram a chegar por volta das 18h.

Sentada, Cissa recebeu os cumprimentos de pessoas, que prestaram solidariedade. Um dos momentos mais emocionantes foi quando Lucinha Araújo, mãe do cantor Cazuza, abraçou Cissa. “Só quem passou por isso sabe realmente o que é a dor de perder um filho. Até hoje eu sinto falta do meu, a gente aprende a conviver com esse buraco”, disse Lucinha após a cerimônia.

Bastante abatida, Cissa deixou a igreja por volta das 21h, saindo pela sacristia, para evitar o tumulto e o assédio da imprensa. Além dos jornalistas e fotógrafos, muitos curiosos ocuparam a calçada do local causando tumulto.

A cerimônia: uma celebração alegre como Rafael

Com pouco mais de uma hora de duração, a cerimônia católica foi bastante emocionante e teve momentos de muita reflexão. O ritual foi comandado pelos vigários paroquiais Jorjão e Omar. “É muito difícil a gente s edespedir de um jovem que foi embora tão cedo. Perdi um irmão quando era mais novo e senti na pele como é isso. O que podemos fazer agora é rezar muito pela Cissa e pela família do Rafael. Um dia, todos nós iremos nos encontrar no céu”, comentou Padre Jorjão ao EGO.

Ainda seguindo o ritual litúrgico, padre Jorgão convidou os irmãos Thomaz e João Velho para uma homenagem especial ao irmão. “Rafa, que saudade! Estou aprendendo sobre esse vazio que você nos deixou. Me sinto confuso, triste, no vácuo. Espero que onde você esteja, tenha carinho, proteção...e música. A nossa música aqui hoje, é o silêncio. Prometo que vou cuidar da mamãe...cuida de você, tá?”, falou Thomaz com a voz embargada e muito emocionado.

João Velho, não havia preparado nenhum texto para ler e homenageou o irmão de improviso: “Não escrevi nada , mas pensei em um monte de coisas. Eu sempre chamei ele de ‘prego’ pois era o mais novo da casa. Ele levou isso a sério, os amigos deles me contaram. Depois que o nosso sobrinho nasceu, ele me disse que agora havia um novo ‘prego’ em casa. Brinquei falando que não, que ‘prego valia’ somente para quem era irmão. Rafael, você foi um grande homem. Quando puder, passe lá em casa para me dar um beijo, mesmo que eu não saiba.”

Em conversa com o EGO, Mariana Belém revelou que estava surpresa com o convite dos cerimonislistas, para que ela fizesse parte das leituras de orações impressas no folheto da missa: “Quando eu cheguei aqui, perguntaram se eu poderia falar alguma coisa. Não sabia que seriam as orações. Minha garganta está apertada, um nóq ue não desmancha”, comentou a cantora, que também é irmã de Rafael.

Assim que os sacerdotes deram a benção final, Raul Mascarenhas, músico e pai de Rafael, prestou uma homenagem para o filho: “Trouxe o saxofone dele para a missa. Quando ele era menor, não conseguia falar o nome do instrumento e chamava de ‘oin’. Essa canção que eu toquei aqui levou esse nome. Estou muito emocionado, só isso que digo.”

O último som da ‘The Goodfellas Band’ para Rafael

Na véspera da missa, os músicos da banda “The Goodfellas Band”, onde Rafael tocava guitarra, fizeram um ensaio na prórpia igreja, supervisionados pelo padre Jorjão. Foi a primeira vez que a banda se reuniu desde que Rafael Mascarenhas faleceu.

“Eles estavam em estado de choque. Não queriam saber notícias e muito menos participar dessa cerimônia. Os pais deles que deram um apoio nesse momento tão complicado para os meninos. É uma homenagem verdadeira para o talento que Rafael tinha”, contou uma amiga da família ao EGO.

 

A igreja fechou seus portões pontualmente às 22h, quando ainda restavam algumas pessoas na entrada do templo. A banda, que deixou o local de táxi, saiu juntamente com João Velho, que ainda permaneceu no local consolando alguns amigos.