As maldades de Clara parecem não ter fim em Passione (Globo) e deixam os telespectadores ainda mais enfurecidos a cada dia. Mas a vigarista com rosto angelical pode se tornar uma mocinha.

Segundo Claudino Mayer, pesquisador de teledramaturgia pela Usp (Universidade de São Paulo), Clara não é uma “típica vilã”, pois ainda não estão claras as causas que a fazem agir assim: se é por dinheiro, inveja, melhorar socialmente ou até mesmo ajudar a irmã a se livrar dos desmandes da avó maldosa.

- A Clara tem elementos de uma mocinha, que é aquela pessoa que luta por seus objetivos. Ela cai, mas levanta e continua tentando. A novela também está carente de uma personagem que seja a boa moça. Atualmente, é só a Fernanda Montenegro que faz esse papel.

De acordo com Mayer, a personagem considerada “boa moça” mudou muito de uns anos para cá. Antigamente, mocinhas eram aquelas que sofriam do começo ao fim. Hoje em dia, as que assumem este papel são aquelas que “batalham” por um objetivo maior.
Apesar do pesquisador afirmar que Clara pode ir para o grupo das pessoas de “bem” da trama, há quem acredite que isso não vai acontecer.

Telespectadora assídua da novela, a corretora de imóveis Solange Carvalho disse ao R7 que a vigarista não vai se tornar boazinha.

- Ela é maldosa mesmo, não vai se tornar mocinha. A Clara quer melhorar de vida usando da desgraça dos outros. A verdade é que ela faz coisas que muita gente tem vontade de fazer para conseguir subir na vida. Mas não está certo.

No grupo das “quase” defensoras de Clara, a dona de casa Cremilda Xavier contou que ela não é totalmente maldosa.

- Ela faz as coisas ruins, é muito má, mas tem vontade de ajudar a irmã a melhorar de vida.

Fred pode tornar-se "do bem”

Além da personagem de Mariana Ximenes, outro que pode se tornar bom moço é Fred, interpretado por Reynaldo Gianecchini.

Ao R7, Claudino Mayer disse que ele está motivado pela vingança mas que, quando suas histórias do passado se revelaram, "tudo pode se transformar".

- Ele pode ser comparado com o Batman, que luta, destrói tudo, mas que no final é visto como herói.