Uma comitiva da Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e do Sindicato das Indústrias e Laticínios do Estado de Alagoas (Sileal) participou durante essa semana do 27º Congresso Nacional de Laticínio, realizado em Juiz de Fora/ Minas Gerais. Este ano o evento debateu o tema “Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental na Pesquisa, no Desenvolvimento e na Inovação em Produtos Lácteos”.

De acordo com o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, o grupo foi em busca de inovações e informação. “Participamos de palestras, conhecemos novos trabalhos e percebemos a necessidade de melhorias constantes de produtos e processos dentro do desenvolvimento da cadeia leiteira, principalmente em Alagoas”, contou.

As entidades ligadas ao setor iniciaram uma grande campanha para organizar a cadeia leiteira de Alagoas. Na semana passada a CPLA entregou oficialmente um pedido ao Ministério Público Estadual para que seja fiscalizada a venda irregular de leite in natura, conhecido como leite cru. O alimento manipulado de forma irregular e vendido de porta em porta oferece riscos a saúde, conforme parecer da Organização Mundial da Saúde.

A campanha foi comentada por produtores durante o evento em Minas Gerais. “Demos o primeiro passo para organização da cadeia. Nosso propósito é agregar cada vez mais produtores e formar uma cadeia mais forte. Recebemos o apoio do Sindicato dos Produtores de Juiz de Fora e de outros estados. Assim confirmamos que estamos no caminho certo”, ressaltou Aldemar Monteiro.