O Ministério Público Eleitoral (MPE) confirmou, com exclusividade ao Cada Minuto, que já notificou todos os órgãos competentes – Tribunal de Justiça (TJ), Tribunal de Contas da União (TCU), além do próprio Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – e os partidos políticos para emitirem suas denúncias/provas contra os candidatos que registraram suas candidaturas.

Tudo isso porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu até a próxima terça-feira (13) para que os pedidos de impugnação dos ‘Fichas Sujas’ sejam registrados no Tribunal Eleitoral. De acordo com o procurador da República, Rodrigo Tenório, o MPE está a todo vapor. “Estamos até em regime de plantão marcado, para o próximo fim de semana, para dar conta da demanda”, declarou.

Tenório não quis adiantar nomes ou números de candidaturas que devem ser interpeladas – com tal pedido. “Eu prefiro não comentar o que farei. Mas posso adiantar que a demanda será grande. É preciso avaliar cada caso, reunir o maior número de provas, para somente então ter embasamento suficiente para propor a impugnação das candidaturas”, antecipou o procurador.

Assim como o TRE, Rodrigo Tenório esclareceu que a instituição tem de ser provocada para agir. “O Tribunal não tem o poder de denunciar, ele precisa ser provocado. Cabe às instituições e os próprios partidos proporem as ações para impugnar os candidatos que têm contas a acertar com a Justiça”, concluiu o procurador.