Mesmo com a recomendação e o pedido de expresso do juiz Estácio Gama termina as 19 horas desta segunda-feira o prazo para a entrega das atas com as respectivas chapas dos paridos e das coligações.
Até sexta-feira apenas cinco partidos tinham entregado estas atas, entre as três maiores coligações até agora nada, sendo que apenas o partido PTB do Collor tenha disponibilizado a ata da legenda, mas não da coligação que lança o ex-presidente ao governo.
O domingo será fundamental para os últimos ajustes e alguns acordos importantes, o PT do B de Antonio Albuquerque e Rosinha da Adefal, por exemplo, está sendo disputado ferozmente por duas coligações, a de Collor e a de Ronaldo Lessa.
Cada uma das três coligações tem seus problemas, na de Téo o PPS não abre mão de sair sozinho para a Assembléia Legislativa e candidatos como João Caldas e Alexandre Toledo não definiram 100% para qual cargo irão disputar.
Na coligação de Lessa o problema é o PT, tem militante com medo de que o partido ceda a pressão de última hora e acabe coligando com o resto do chapão na Assembléia Legislativa,o que diminuiria as chances dos candidatos.
“Já disponibilizei uma pessoa minha para ficar de guarita no TSE até as 19 horas para evitar surpresas” explicou um pré-candidato petista.
Já o grupo de Collor pode ter a deserção de última hora do PMN, de Francisco Tenório, que força a barra para que a candidatura de Ada Mello seja retirada.
Todos os partidos e coligações correm atrás de mulheres candidatas para cumprir uma regra que passou a valer neste ano. Pela primeira vez, a Justiça Eleitoral verificará se a proporção entre os sexos dos candidatos é respeitada. Se não for, há o risco de o partido ou a coligação ter o registro rejeitado, segundo o ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral, relator das normas de registro nas eleições deste ano.
Várias respostas que só serão reveladas no início da noite de amanhã serão construídas durante este domingo. Agora é aguardar.