O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira que o governo deve antecipar os benefícios previdenciários das vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco. A decisão foi anunciada ao fim da reunião de coordenação política.

"O presidente Lula determinou que o ministro da Previdência apresente ainda hoje uma proposta de antecipação dos benefícios previdenciários para todos os beneficiários dos municípios que estão em situação de calamidade ou emergência, tanto as pensões da aposentadoria rural quanto o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS)", disse. Na semana passada, o governo também anunciou o pagamento antecipado de R$ 45,5 milhões do programa Bolsa Família para os afetados pelas chuvas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu o deslocamento de um coordenador das ações do governo federal em cada um dos Estados. Segundo o ministro, já estão disponíveis R$ 275 milhões para cada um dos governos estaduais. Padilha afirmou que o dinheiro será repassado com maior agilidade.

Equipes do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste devem seguir para os municípios atingidos para acelerar a liberação de recursos da linha de crédito de R$ 1 bilhão disponibilizada pelo governo para recuperação de empresas, comércio e bens perdidos durante as enchentes.