Depois de quase um ano em obras, o ambulatório do Hospital da Restauração (HR), no Recife, volta a funcionar dentro da nova emergência clínica, nesta segunda-feira (14). Durante a reforma, o serviço havia sido transferido para o Hospital Geral de Areias (HGA). O novo espaço oferece cerca de 10 especialidades, mas não são todas pessoas que podem ser atendidas no local.
”Nós estaremos trabalhando com o retorno dos pacientes que ficaram internados no HR, ou de programas especiais, que já fazem parte do atendimento do nosso ambulatório. Consultas novas não serão marcadas. Esses pacientes devem ir para outros ambulatórios e, caso haja necessidade, eles poderão ser encaminhados para o ambulatório do HR”, falou o diretor médico do HR, Hélder Correia
Apenas pacientes que tenham tido alta do próprio hospital poderão utilizar o serviço, tendo suas consultas agendadas automaticamente antes da saída. Não haverá marcação pessoal, nem via telefone. A única exceção será no caso de pacientes encaminhados por outras unidades de saúde especificamente para participar de programas especiais do HR.
As especialidades atendidas pelo HR (neurologia, cirurgia vascular, cirurgia geral, clínica médica, cirurgia bucomaxilofacial, traumato-ortopedia, neurocirurgia, pediatria e queimados). vão ser oferecidas em três turnos (7h às 11h; 11h às 15h e 15h às 17h), de segunda a sexta.
Nove consultórios médicos vão atender aos usuários, que contarão também com sala de espera. Vão funcionar também quatro guichês de marcação de consultas e um para fazer o cadastro no cartão de atendimento do SUS.
A previsão do HR é que seja mantida uma média de 300 atendimentos diários. Para o mês de junho, a pauta de consultas já está fechada, com os pacientes que vinham sendo atendidos no HGA. Para evitar confusão, os pacientes foram previamente informados por telefone do retorno do ambulatório ao HR, e também será disponibilizado transporte, durante a primeira semana.