A orla marítima de Maceió será transformada na tarde desta quinta-feira (10) num espaço destinado à luta pela erradicação do trabalho infantil. Em alusão ao Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho) será realizada uma caminhada a partir das 15h, saindo da Feirinha de Artesanato da Pajuçara.

O evento é promovido pela 19ª Procuradoria Regional do Trabalho, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através do Centro Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), Secretaria de Estado de Assistência Social, entre outros.

De acordo com Gardênia Santana, diretora de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Sesau, a ação faz parte de uma campanha internacional contra o trabalho infantil, que ainda ocorre em diversos países do mundo e no Brasil. A exemplo do que ocorreu em Arapiraca durante o jogo do Asa e Coritiba, no final de maio, a companhia teatral da Meia Noite estará no local com palhaços, malabaristas e músicos.

Este ano, a campanha tem como tema “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”. Em Arapiraca os jogadores do Asa entraram no jogo vestindo a camisa do evento. Foram distribuídos diversos cartões com a população, alertando sobre as crianças que ainda são obrigadas a trabalhar para complementar a renda da família.

O ponta-pé inicial da campanha foi dado em Arapiraca, porque foi detectado, através de um levantamento, que na região Agreste existem crianças trabalhando, quando deveriam estar na sala de aula.