As técnicas da Ouvidoria Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), Simone Duarte e Renata Lustosa, estão desde segunda-feira (7) em Maceió, participando da capacitação para profissionais da saúde. Nessa primeira etapa, participam 44 técnicos, sendo 33 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e 11 da secretaria municipal de Saúde da Capital. O treinamento, que será encerrado nesta sexta-feira (11), está acontecendo na Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Segundo a coordenadora da Ouvidoria da Sesau, Janailma Azevedo, a capacitação tem como finalidade preparar os técnicos para o nível um da Ouvidoria do SUS, que possibilitará inserir as demandas no sistema e encaminhar às sub-redes da secretaria. A Ouvidoria é um serviço para facilitar a comunicação entre a Sesau e os usuários do SUS e será composta de sub-redes que estão sendo instaladas em diversas unidades de saúde do Estado.

A Ouvidoria faz parte da Política de Qualificação da Gestão do Ministério da Saúde. De acordo com Janailma Azevedo, a Ouvidoria tem o objetivo de identificar e avaliar o grau de satisfação da população em relação aos serviços de saúde executados, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS.

Dentro do processo de descentralização do serviço, a Ouvidoria funcionará na sede da Sesau e nas unidades do Samu de Maceió e Arapiraca; Unidade de Emergência Daniel Houly (Arapiraca); Hemoal (Maceió e Arapiraca) e no Hospital Geral do Estado (HGE).