Os/as trabalhadores/as da Eletrobras Distribuição vão parar suas atividades durante a copa, devido a impasse nas negociações do Acordo Coletivo 2010. Uma assembleia da categoria nesta terça-feira, a partir das 18:30 horas na sede da empresa, vai decidir por uma paralisação de protesto de 72 horas, nos dias 09, 10 e 11 de junho. Neste caso, serão mantidos apenas os serviços essenciais. A paralisação atingirá todas as empresas do sistema Eletrobras em todo o Brasil.
A última rodada de negociação, ocorrida nos dias 01 e 02 de junho em Brasília, se revelou à maior “enrolação” já vista nos últimos tempos. Os negociadores da holding, mais uma vez, não tinham nada para negociar e, para piorar a situação, no que tange ao ganho real e a unificação de benefícios, foram colocadas como “não contratar”, cláusulas essas que tinham sido sinalizadas com avanços na rodada anterior.
Segundo Amélia Fernandes, presidenta do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, os números atuais da economia provam que o nosso país está bem, o consumo de energia elétrica industrial e residencial, por exemplo, no primeiro quadrimestre deste ano já cresceram 9,5% em relação ao ano passado. O lucro da Eletrobrás também no primeiro trimestre foi excelente.
“O argumento dos negociadores da empresa de que o corte de R$ 10 Bilhões no orçamento da união é o motivo para a não concessão do ganho real é falso, visto que o citado corte afeta apenas despesas primárias, onde não estão contidas as empresas estatais não dependentes (caso da Eletrobrás). O próprio secretário do tesouro nacional já admitiu através da imprensa que o superávit primário de 2010 está garantido pela excelente perspectiva de arrecadação para este ano, derivada do ótimo momento da economia brasileira”, declarou Amélia.
CASAL
Amélia informou ainda que a CASAL também poderá entrar em greve por tempo indeterminado, a partir da zero hora do dia 10/06, caso não haja avanço nas negociações marcadas para esta terça-feira dia 08/06. Os/as trabalhadores/as da CASAL marcaram uma assembleia no prédio sede da empresa para esta quarta-feira 09/06, quando irão organizar a greve, caso a empresa não avance na proposta.