O Instituto Cidadão presta um grande serviço à responsabilidade de gestão em nosso Estado”, disse o governador Teotonio Vilela, na noite de terça-feira (1º), durante a entrega do Prêmio José Aprígio Vilela de Gestão Pública Responsável e Empreendedora, a seis municípios alagoanos. A iniciativa do instituto também outorgou a mais três pessoas e à memória do ex-governador Luís Abílio, a Medalha de Mérito Dom Hélder Câmara.
O governador destacou o compromisso de José Aprígio Vilela com o desenvolvimento e a cidadania em Alagoas, lembrando fatos da história de vida de seu irmão que, aos 17 anos de idade, assumiu o comando da empresa da família, na época a Usina Boa Sorte. “Esse prêmio que estimula e reconhece a responsabilidade da gestão, seja ela pública ou privada, tem relação absoluta com o que acreditava Zé Aprígio para o crescimento de Alagoas”, reforçou.
Teotonio também falou sobre o papel importante de Dom Hélder Câmara para a cidadania brasileira, seja na defesa da liberdade política do país, seja na defesa de cada uma das famílias mãos pobres e necessitadas de cada canto da nação. “De estatura pequena, até frágil, Dom Hélder fazia a ditadura militar tremer, com sua postura, suas ideias, suas convicções e sua força interior”, citou o governador. “Essa Medalha e esse Prêmio fazem bem à dignidade do povo alagoano”, acrescentou.
“Homem de bem” – Sobre a homenagem do Instituto Cidadão ao ex-governador Abílio, o governador Teotonio Vilela disse que era justa e merecida, pela dignidade e compromisso público com que o ex-governador exerceu todos os cargos que assumiu em sua vida pública e profissional. “Luís Abílio foi um homem de bem, voltado para o bem”, assinalou.
“O jornalista Pedro Oliveira, presidente do Instituto Cidadão, faz neste instante um reconhecimento justo ao grande alagoano que foi Luís Abílio”, salientou o governador.
Foram agraciados com o Prêmio José Aprígio Vilela de Gestão Pública Responsável e Empreendedora, os municípios de Penedo, Coruripe, Paripueira, Delmiro Gouveia, Quebrangulo e Minador do Negrão. Já receberam a Medalha Dom Hélder Câmara, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes; o jornalista José Osmando Araújo, o procurador geral de Justiça, Eduardo Tavares; e o ex-governador Luís Abílio (in memorian).