O governador Teotonio Vilela Filho deu posse nesta quarta-feira (2), no Palácio República dos Palmares, ao Conselho Deliberativo do AL Previdência. Os integrantes do conselho terão quatro deliberações importantes a cumprir até a próxima semana: o Plano de Investimento e de Custeio; Regimento Interno e a minuta do Contrato de Modelo Executivo do novo órgão que gerenciará o novo Regime Próprio de Previdência dos servidores públicos de Alagoas, criado pela lei 7.114 de 6 de novembro de 2009. O decreto que instituiu o conselho foi publicado no Diário Oficial do dia 28 de maio.

O Conselho Deliberativo do AL Previdência tem 18 membros, sendo nove titulares e nove suplentes representando cada um dos Poderes Constituídos e a Polícia Militar. Os representantes do Governo são: João Carlos Rocha de Barros (titular) e Nelson Magalhães de Oliveira Sobrinho (suplente); representante da Polícia Militar: coronel Dalmo Sena Sampaio (titular) e Dário César Barros Cavalcante (suplente); representantes do Tribunal de Justiça: Manoel Cavalcante de Lima Neto (titular) e Carlos Aley Santos de Melo (suplente); representantes do Ministério Público: Crisólogo Cerqueira de Souza (titular) e Luis José Gomes Vasconcelos (suplente); representantes da Assembleia Legislativa: Carlos Palmeira Lopes Villanova (titular) e Aluísio Jorge de Albuquerque Lima (suplente); representantes do Tribunal de Contas: Anselmo Roberto de Almeida Brito (titular) e Flávio Rui Pereira de Melo (suplente); representantes das entidades representativas dos servidores públicos estaduais e dos militares do Estado de Alagoas: José Alves Batista Filho, Paulo Zacarias da Silva, Maria de Fátima Correia (os três titulares) e Paulo Severo de Oliveira, Maurílio da Silva Ferraz, Sidney Carlos da Hora (os três suplentes).

O Conselho Deliberativo tem como função gerir os valores contidos no Fundo Previdenciário de forma a promover a capitalização dos recursos. O presidente eleito pelo consenso do colegiado, após a formalidade de posse, foi o representante da Associação dos Magistrados de Alagoas (Almagis), o juiz Paulo Zacarias da Silva. O diretor Presidente do AL Previdência é o advogado Linaldo Freitas.