A atividade-fim do Exército Brasileiro desenvolve-se normalmente no campo, onde são preparadas e adestradas as tropas. A vegetação e os recursos locais são muito importantes para as operações. Assim, o militar, desde os primeiros dias na caserna, aprende a respeitar e preservar a natureza, como uma aliada do combatente e do ser humano.
Cooperando com os órgãos que cuidam da preservação ambiental, o Exército Brasileiro tem feito acordos e convênios com o IBAMA, com polícias especializadas e diversos outros órgãos, para o fornecimento de apoio logístico, nas atividades de fiscalização ambiental.
É comum as organizações militares, em conjunto com as comunidades que as acolhem, fazerem trabalhos de limpeza, recuperação de áreas verdes e plantio de árvores.
Seguindo a determinação do Escalão Superior e também preocupado com a proteção do Meio Ambiente, o 59º BI Mtz encontra-se participando, junto com diversos parceiros, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada – CEPA, da Semana Integrada do Meio Ambiente, que começou no dia 2 e se prolongará até o dia 05 de junho.
A participação do Batalhão neste evento, cuja programação é extensa e variada, tem como objetivo divulgar a imagem do Exército Brasileiro e suas ações em prol da preservação ambiental.
No dia 05 de junho, as 06:00 será realizado no interior do Batalhão na “Trilha do Caçador” o plantio de 100 mudas de árvores em comemoração o dia do Meio Ambiente. Confirmaram presença no evento as seguintes autoridades:
- Sr Ricardo Ramalho – Secretario do Meio Ambiente;
- Sr Luiz Amorim – Superintendente das OAM;
- Sr Marcelo Cerqueira – Diretor Industrial da BRASKEM;
- Sr Djalma Melo – Diretor Jurídico OAM;
- Sr Nilton Pradine – Diretor da BRASKEM;
- Sr Cel Antônio Silva – Cmt da 20º CSM e da Guarnição Federal de Alagoas; e
- Sr CF Henrique Martins – Capitão dos Portos de Alagoas.