As últimas famílias de trabalhadores rurais sem-terra deixaram a Praça Sinimbu, no Centro de Maceió, na manhã desta quarta-feira (02). O remanejamento dos barracos desmontados foi feito com um caminhão doado pelo Ministério da Agricultura ao Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O destino é um área em Joaquim Gomes.

Para o superintendente do Incra, Estevão Oliveira, o veículo foi doado ao Incra e será utilizado como suporte na comercialização de produtos dos assentamentos. No entanto, a primeira viagem foi para auxiliar no retorno das famílias ao interior.

Já João Batista Melo, superintendente do Ministério da Agricultura, se disse lisonjeado em contribuir com o órgão. “Estamos satisfeitos e espero que nossa parceria não termine com essa entrega. Tínhamos muita gente interessada no caminhão, mas decidimos que ele ficaria com o Incra, porque sabemos da necessidade e de como servirá no processo de reforma agrária”- enfatiza.

“Com o caminhão teremos condição de assistir melhor os diversos movimentos em suas feiras, além de garantir o transporte nas feiras territoriais”- afirma Estevão Oliveira.

As feiras estão dentro da programação do Incra e acontecem semanalmente. A princípio são realizadas na região Norte nos municípios de Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras e Maragogi.

O objetivo é garantir renda às famílias assentadas com os produtos expostos e comercializados livremente. “O Incra elabora um calendário semanal por meio do setor de comercialização que faz parcerias com as prefeituras. Nós disponibilizamos as barracas padronizadas e damos total apoio aos trabalhadores”- ressalta Oliveira.


A entrega oficial do caminhão se deu na praça, na presença das famílias que deixavam o local, também de funcionários dos dois órgãos.